Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

26 de set. de 2010

Winnipeg

Depois de 4 dias de estrada e já bem cansados de tanta água, resolvemos dar uma parada em Winnipeg e o tempo, pra não perder o costume, foi frio de rachar, talves o mais forte até agora (4ºC / 8ºC) e chuva sem trégua. Pra não enlouquecer com duas crianças dentro de um carro, fizemos alguns programas indoor: fomos a uma fábrica de moedas, que produz para o mundo inteiro, inclusive Brasil e um shopping no centro da cidade.


Winnipeg, capital do estado de Manitoba, é uma cidade importante do centro do Canadá que, diferente da costa oeste onde a população é mais misturada (a população de Vancouver é formada, sem exagero, por mais de 50% de orientais, sem falar nos indianos, islâmicos, brasileiros, etc.), tem grande número de descendentes indígenas.
O interessante foi ver como um clima de frio violentíssimo formatou a cidade, que é toda "fechada", com os pedrestes circulando por dentro dos prédios que formam verdadeiras redes invisíveis pra quem está fora. O shopping que fomos ocupa parte de vários quarteirões do centro, misturado com prédios de outros usos, tudo interligado por passerelas, túneis e corredores em vários níveis. Você entra num shopping, sobe uma escada rolande e atravessa uma passarela de vidro sobre a rua, passa pela redação de um jornal, caminha por um corredor envidraçado no nível da rua, desce para um terminal de onibus/metrô ou segue para um estádio de hóquei, hall de elevadores de um prédio residêncial ou continua para outra parte do shopping... É um "formigueiro hi-tech onde vc faz tudo sem sair pra for a!

Rua de um bairro "popular" de Winnipeg.



Exemplo de cidade "fechada": ponto de onibus "vitrine", ao lado direito calçada / corredor de vidro e atrás (à esq.) uma passarela interligando os quarteirões.


SKATEBOARDING IS NOT A CRIME


Peg-Pag
Dora ADORANDO o supermercado sem a moça-do-caixa, onde vc passa o "bip" do código de barras, pesa os alimentos e paga sozinho. Será que funciona no Brasa?


Curtindo uma friaca no centrão.


Pintou uma muçulmana pra tomar café conosco!


Aqui em nossa primeira despedida do Canadá. Vamos descer para os States rumo a Minneapolis, Chicago e Detroit, depois voltaremos ao Canadá em Toronto e seguimos p/ Montreal, onde será a despedida final.

Um comentário: