Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

23 de set. de 2010

Chuvaaaa......

Se fossemos resumir o Canadá em uma palavra, seria "chuva". Nos últimos três dias percorremos mais de 2.000 Km debaixo de chuva ininterrupta. Os estados de British Columbia, Alberta e Saskatchewan debaixo d'água!. O mais triste foi passar pelas rochosas, talvez a região mais bonita da viagem, sem conseguir ver muita coisa... Além da chuva o frio também está apertando, aqui 10ºC é calorão!! Pra não congelar à noite, compramos um aquecedor em Nanaimo que está dado a maior força, nem dá pra imaginar dormir sem ele.
O trajeto de Whistler até Golden, em BC, é totalmente montanhoso, com neve nos picos, lagos imensos e rios cachoeirados de água esbranquiçada (de degelo). Há lugares que a natureza é tão extrema que dá medo (ainda mais debaixo daquele toró gelado), como no Roger Pass, uma fenda entre as montanhas a 3.300 metros de altitude, que é a única passagem possível na região. O trecho do "pass" tem uns vinte quilometros com áreas onde a floresta de pinheiros gigantes foi todtalmente raspada por avalanches, deixando a mostra o solo pedregoso e íngeme. Existes várias proteções anti-avalanche, uma espécie de "túnel sem montanha", algo como um enorme viaduto que a estrada passa por baixo, deve ser um lugar tenebroso de se atravessar no inverno.
Em Alberta, o frio aumenta e o cenário muda radicalmente, entramos no meio-oeste e as montanhas dão lugar a planícies que se estendem até não sei onde, só sei que já estamos rodando a 3 dias e parece que ainda estamos longe do fim.
Visual típico da planície num dos raros momentos sem chuva (fim de tarde de domingo) com os rolos de feno já preparados para o inverno.

Café da manhã gelado 1
Onde a gente nem senta pra não gelar a bunda!


Com tanto tempo no carro, as vezes o pau come.
O Vicente depois de levar uma "coronhada" da Dora.

Sente o drama do clima pesado: chuva, vento, muito frio, retas, retas e mais retas. No "comendo estradas" tem mais.

Café da manhã gelado 2
Onde a gente fica em pé sobre o banco pra não congelar o pé no chão!
Nessas latitudes, apesar de estarmos nos últimos dias de verão, o outono já chegou faz tempo, com o frio, as cores e as folhas caídas.

O cacique Moosomin, que mandava em boa parte da planície até "abafarem-o-caso" dele. Hoje é nome de cidade.


Rotininha de mais um dia no carro: Ar quente ligado no máximo, retas sem fim, Paula tocando, spray anti-chulé, roupas secando, "Era do Gelo" rolando pela enésima vez no DVD (santo fone-de-ouvido!) e eu, tomando um cafézinho de garrafa térmica enquanto escrevo estas mal traçadas linhas...

Um comentário:

  1. uuuuuuu feio o galinho hein...doeu em mim...ainda bem que antes de casar sara né Vicente!!! agora a Dora que vai ter que aguentar este galo cantando. acordando ela...rsrsrs .Afinal irmão (a) é amigo (a)pra qualquer pau e qualquer hora,,,,,beijos

    ResponderExcluir