Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

15 de mar. de 2010

Ilhas Galápagos

No arquipélago, que é uma reserva natural permanente, existem várias ilhas, sendo só três habitadas: Santa Cruz, San Cristóbal e Isabela. Ficamos uma semana em San Cristóbal por ser a melhor ilha para surfar.
Chegamos no sábado (06/03) e foram 4 dias de ondas até o mar baixar, nestes dias deu p/ conhecer bem o local que é bem pequeno, tem 10.000 habitantes, mas com uma razoável estrutura turística com restaurantes, passeios, etc.
Uma vida tranquila, com poucos carros onde todo dia, nas horas de maior calor tudo para, exceto no porto, que é o centro nervoso do local, onde a movimentação dos barcos mantém a atividade 24hs por dia.
É impressionante a quantidade de animais que circulam na região, são muitas espécies de aves. Os lobos marinhos equivalem aos nossos "vira-latas" que dormem nos bancos de praça e nas calçadas.
Nos hospedamos num Hostal familiar onde a Dora e o Vicente ficaram bem amigos dos 4 filhos dos donos. Nosso apartamento tinha cozinha onde faziamos o "desayuno" e, as vezes, cozinhavamos.
Por aqui as cores predominantes são o verde da mata, o azul do céu e o negro da terra e pedras. As estradas vistas de longe parecem asfaltadas devido a cor da terra. O mar é muito transparente e a vida marinha é espetacular: lobos, iguanas, arraias, tartarugas, tubarões e golfinhos são vistos com facilidade e mansos. Uma máscara com snorkel é diversão garantida.
O que desanima é o calor que beira o insuportável – a Paula que é anti-ar-condicionado virou defensora! – as mutucas que atacam quando estam os molhados de água salgada e os pernilongos que, ao antardecer e noite, dominam a área.
Gostamos tanto daqui que adiamos nossa volta para conhecer outras ilhas e trocamos nosso vôo de volta para Guayaquil que saia de S.Cristóbal para sair de Santa Cruz. No sábado (13/03) partimos, por mar, para Santa Cruz que é a ilha mais povoada (20.000 hab.) e o principal pólo turístico do arquipélago. Foram 3 horas de navegação até lá, onde arrumamos um hotel p/ deixar as malas/pranchas, etc. e seguirmos p/ a ilha de Isabela.
Santa Cruz são só costeiras de pedras, a única praia (Turtle Bay) fica a 50 min. à pé da cidade.
A travessia para Isabela foi traumática, o que deveria demorar 2 horas demorou 3 e meia. O mar estava super batido e a lancha, bem desconfortável, estava super-lotada. A coisa foi ficando feia e até os nativos começaram a fazer cara de medo, as marolas gigantes jogavam o barco de um lado para o outro e, quando pegava de jeito, a batida era tão forte que parecia que ia quebrar o casco! Vários passaram mal e no auge da pancadaria o capitão cortou o motor e o marinheiro (único) c/ os olhos arregalados pulou no convés dos passageiros enquanto o barco parecia que ia virar. Já tinha velhinha com terço na mão enquanto eu pensava uma maneira de sair dali c/ as crianças... No meio desse pânico a Dora começou a chorar e o marinheiro começou a gritar p/ o capitão, que estava pilotando em cima, "Onde estão os salva-vidas??" todo mundo começou a ajudar a procurar e nada! Essa hora vi que a gente estava em perigo real! Quando acharam, começei a ajudar a distribuir e vi que não haviam bóias para todos... Dei uma p/ Paula, coloquei na Dora e em mim e agarrei o Vicente já procurando uma ilha próxima, coisa que não havia! Eram todas muito muito distântes....
Essa situação deve ter durado quase uma hora, mas depois o mar deu uma melhorada e só veio a piorar na entrada do porto de Isabela, mas aí já estavamos chegando... Graças a Deus!
Na ilha de Isabela só ficamos um dia e deu voltade de ficar mais. É um lugar super-tranquilo, é a maior de Galapagos, mas só tem 2.000 hab., com um turismo de mais alto nível e alternativo, tem muitas praias e, para meu espanto, ondas!
Se San Cristóbal é a ilha dos lobos, Isabela é a ilha das iguanas, tem até sinalização nos locais que elas costumam atravessar a rua!
Pena que tivemos que ir... 



Santa ignorância! Mal sabiamos que iriamos "socar" por 3 horas na travessia San Cristóbal-Santa Cruz.


Depois de muito tempo e stress, tava todo mundo desesperado p/ desembarcar em Isabela. Repare na cara de "satisfação" do povo. O barco ainda não tinha ainda nem parado e o pesssoal querendo pular p/ terra firme...

4 comentários:

  1. que perrengue heim brow !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. já tava planejando com levar o Vicente comigo , um jeito de prendê-lo no salva-vidas, o que era essencial... se levava água, chapeu, protetor solar,etc... sinistro Cassio

    ResponderExcluir
  3. Claudissi disse...
    NOSSA!! que medão!

    ResponderExcluir
  4. nossa, essa é uma família corajosa! meus parabéns, paula! bjos

    ResponderExcluir