Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

28 de fev. de 2010

Peru

Até chegarmos ao nosso primeiro destino, depois de atravessar a fronteira, fomos parados na estrada 2 vezes, sendo que até agora isso não tinha acontecido. Os policiais peruanos tem fama de adorar um "regalo". Trouxemos umas camisetas do Brasil para caso precise.

A primeira cidade que ficamos no Peru foi Arequipa e nossa chegada foi digamos...assustadora.
O transito aqui e em todo Peru é a coisa mais louca que já vi. Ninguém respeita faixas, preferenciais, não existe quase sinalização e ainda por cima adoram uma buzina. Quase batemos várias vezes até descobrir aonde era o centro. Ficamos 3 dias e depois do Cassio se recuperar de um ceviche bombástico, conhecemos toda parte central antiga que é linda e partimos para o litoral, deixando o interior (Cuzco e Machu Pichu) para o final da viagem.

Depois de 600km, chegamos em Nazca a noite. De manha, fomos sobrevoar as linhas desenhadas a milhares de anos pela civilização Inca. Quase passo mal e coloco todo café da manha pra fora.O avião era pequeno, para 4 pessoas, e o piloto virava de um lado para o outro para todos poderem ver bem os desenhos. Não via a hora de pousar!

De lá fomos para Punta Hermosa e passamos 7 dias rodeados de surfistas brasileiros. Foi ótimo para matar um pouco as saudades do Brasil e conhecer pessoas tão legais!.Aqui o lugar perfeito para quem quer surfar, pois sempre tem uma praia com ondas e tudo é muito barato!!!
Íamos passar algumas tardes em Lima e em algumas praias ao redor.Todas estão fechadas com cancelas, só entra a pé ou se vc está hospedado. A saida foi ir de bike. Nos disseram que antes haviam muitos assaltos, o que os obrigou a fechar todos os acessos. Me pareceu um pouco paranóia, não sei...
Vários condomínios estão sendo erguidos por toda esta costa próxima a Lima e é possivel ver os tratores comendo morros de areia nas praias.
Gostei muito do centro histórico de Lima, com suas construções antigas e ruas estreitas, A noite é bem movimentado e iluminado! Sonho para São Paulo

Saímos de Punta Hermosa e fomos para uma outra cidade boa para surfar, Pacasmayo, 700km ao norte. A cidade é pequena, com o centro a beira mar e casas bem antigas, porém destruidas pelo tempo. Pode-se ver claramente que um dia foi muito rica e bonita graças a pesca e ao porto, mas hoje está abandonada, suja, cheia de urubus e em algumas regiões parece que caiu uma bomba! Como não tem turismo, a não ser de surfistas, a cidade tem poucos restaurantes e pousadas. Ficamos em uma com o mesmo esquema de P. Hermosa, com as 3 refeições incluidas e assim fiquei mais sossegada, pois a cozinhas dos restaurantes são todas beeeem duvidosas.

Depois do almoço, seguimos viagem para o norte, passando pelo deserto Sechura e tb por algumas pequenas vilas no caminho, tudo muito pobre, seco e sujo, com um sol escaldante e muitos caminhòes na estrada. Depois de Piura, o cenário de repente muda e começamos a ver até coqueiros, parecia que estávamos na Bahia.
Estamos em Los Organos, uma praia bem legal, com várias pousadas bacaninhas, calma e limpa. A pousada que estamos fica de frente para o mar e para o pico de ondas, com uma piscininha perfeita para crianças. A Dora e o Vicente não saem da piscina!!!
Desde Pacasmayo estou me aventurando nas ondas, perfeitas para iniciantes. O único porém é que é cheio de pedras no fundo, então tem que ficar muito esperta. O Cassio ontem se ralou todo.
Ontem teve um terremoto catastrófico no Chile! Ficamos vendo as notícias por causa de risco de tsunami.

Bom, agora vou surfar um pouquinho, depois comer um ceviche, tomar uma cerveja, tirar uma sonequinha, surfar mais um pouco, fazer minha yoga e depois do jantar le meu livro!!! Ah vida dura!!!

4 comentários:

  1. ta dificil a rotina heim !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eita!!! Acho que ano sim, ano não, vocês deveriam tirar essas pequenas férias....
    Sará bom para a saúde, para o casamento e também para a união da família.
    Valeu meus queridos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos!
    somos los arquipeños que conocieron en el Takaybnamo de Los Órganos...
    nos ha emocionado tanto lo que están haciendo, y como nosotros tenemos la misma idea, los seguiremos y mantendremos siempre en nuestra oraciones
    TODO PARA BIEN!!!!!
    DISFRUTEN GALAPAGOS!!!!
    ya saben para el regreso tiene casa en Arequipa
    Rosi & Pedro Luis
    taller3.lozada@gmail.com
    051-54-275571

    ResponderExcluir