De Santa Marta viemos para o Parque Nacional Tayrona, uma região lindíssima no caribe colombiano que engloba o litoral e a Sierra Nevada. Essa serra possui as mais altas montanhas litorâneas do mundo, que chegam a 5.800M e tem picos com neve eterna em pleno equador!!
Meu irmão João, que viveu por aqui a mais de 30 anos atrás e conheceu bem a área, disse que nesta época, essa selva era um pico de traficantes, mas aqueles mais "românticos" pré-Escobar, com o passar do tempo a coisa foi de industrializando, "politicalizando" e acabou dominada pelos para-militares (mercenários a serviço de quem pague mais) e narco-guerrilheiros das FARC, com histórico de sequestros, extorsões e mortes (só de diretores do parque, eles mataram 7!!). Isso afastou todos os turistas, que só voltaram recentemente, com investimentos do governo na infraestrutura turística e a presença maciça do exército, É comum, e nem um pouco agradável, cruzar com uma molecada de AK47 em punho no meio do mato, mas o visual da selva virgem, a fauna e flora, as praias e a transparência da água compensam!
Todos muito satisfeitos depois de um jantarzitcho 100% preparado pela Dora.
De manhã cedo depois de muita chuva, sorte que já começou depois do jantar e cobrimos tudo antes de dormir.
A zona nossa de cada dia
Mulas de carga são muito comuns na Colômbia e não é uma prática regional. De sul a norte cruzamos com elas trabalhando nas mais diversas condições (chuva, sol, altitude, frio, selva, praia, calor). Elas são muito baratas e eficientes em áreas remotas, montanhosas, etc. Um 4x4 natural que enfrenta qualquer parada!
Depois de caminhar uma hora e meia no meio do mato chegamos ao destino. Minha preocupação era, na volta, ter que carregar o Vicente, mas com um bom trabalho "psicológico" da Dora, ele enfrentou a volta brincando e ainda chegou na frente!
Não sei se tem ursos, mas o logotipo é bem legal
Na praia, dentro d'água e na sombra. Simplesmente um luxo!
Vicente visitando uma família de índios Tayrona. Não sei se é marketing, mas dizem que estes índios, que habitavam a região e deram o nome ao parque, tinham uma relação de harmonia com a natureza que só agora, que chegamos onde chegamos, seriam valorizados. Pena que já foram dizimados!
Visual da praia de La piscina em Arrecifes
Depois de andar tanto, temos que descansar...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vocês estão mesmo de parabéns! Fotos lindas, comentários super interessantes,coragem, espírito aventureiro, aprendizado para nós também!!!
ResponderExcluirBjs
O Vicente não andou de poló aí?
ResponderExcluirhahaha! Deve ter ficado louco com as 4x4 natural! hahaha!
Beijos ! Aproveitem este paraíso!
Ninoca, bem que ele queria mas o caminho era tão lindo que resolvemos ir a pé mesmo. A Dora falou pra ele que era para irmos rápido para tentar pegar o poló e o coitadinho fez o percurso na metade do tempo da ida. Oh dó!!!
ResponderExcluirTia Gica, como sei que vc é uma leitora assídua do blog, fico feliz que esteja gostando...
ResponderExcluir