Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

12 de abr. de 2010

Colombia de sul a norte.

No dia 7 de abril saímos de Quito e começamos o que seria a maior "puxada" de carro que demos até agora. Foram 4 dias de viagem e 1500 km percorridos, de sul a norte da Colombia.
No primeiro dia saímos de Quito por volta do meio dia e só conseguimos chegar na fronteira Ecuador/Colombia as 6:00 da tarde, depois de percorrer 400 km em quase 6 h, resolvemos dormir em uma cidadezinha logo depois da fronteira, chamada Ipiales, pois já tinha anoitecido e todos nos aconselharam a não viajar a noite pelas estradas colombianas. Dormimos em um estacionamento de caminhoneiros, um luxo! Rolou até sessão cineminha dentro do carro.
No dia seguinte começamos a cruzar a Colombia, passando por um dos lugares mais lindos até agora e ao mesmo tempo com uma certa energia esquisita, dificil de explicar.
A estrada passava o tempo inteiro por serras e com muito movimento de caminhões, o que fez com que não conseguíssemos andar mais do que 40km/h, só com subidas e descidas que não acabavam mais, a maioria do tempo com muita chuva, altitudes bem grandes (víamos as nuvens lá embaixo) e sempre com rios enormes correndo ao lado da estrada e muitas cachoeiras. A vegetação é bem variada, abundante, com plantações de café e bastante gado. Mais para o norte, tinham árvores enormes em todo acostamento da estrada e muitas fazendas antigas.
Nas serras haviam muitas casas construídas bem precariamente na beira da estrada, o que causava uma certa aflição pois parecia que a qualquer momento uma criancinha ia sair da sala correndo e ir para o meio da estrada. As vezes o guard-rail era usado como varal!
Passamos por vários povoados, todos bem simples, com restaurantes na beira da estrada tocando músicas no volume maximo (e a noite, estes restaurantes viravam os "inferninhos"), pessoas cruzando a estrada, vendedores de frutas que quase pulavam dentro do carro e no meio da bagunça, os milicos.
Desde que entramos na Colombia, a estrada ficou tomada de militares ao longo de todo caminho. É muito louco, pois são muitos, todos beeeem armados e muitas vezes com barricadas construídas dos dois lados da estrada. Fiquei meio cabreira com isso, pois parece que alguma coisa pode acontecer a qualquer momento.
A viagem toda foi bem cansativa, principalmente para o Cassio que guiou 100% do tempo. Chegávamos nas cidades ( Cali, Medellin e Planeta Rica) sempre a noite e tínhamos ainda que procurar um lugar pra dormir. Em todas acabamos ficando em hotéis, do luxo ao lixo, sempre muito bem tratados!!!
Hoje, dia 12, chegamos em Santa Marta, cidade bem ao norte da Colombia, na costa atlantica. Agora vamos relaxar um pouco, ir para o Tayrona Park ficar uns dias, Barranquilha e Cartagena. Depois, América Central!

Nenhum comentário:

Postar um comentário