Histórias de uma família viajando de carro pelas três américas
.....................................................................................................................................................................................

21 de jan. de 2010

Patagonia

Agora dá pra entender porque tantas pessoas vem para Patagonia e das mais diversas formas (avião, carro, moto, onibus, bike). O visual é indescritível, muito diferente do que estamos acostumados no Brasil, com montanhas de granito, de areia, lagos azul turquesa leitosos (por causa das geleiras), picos nevados, rios serpenteando, florestas de árvores mortas e secas, que não se decompõem devido ao frio.

Depois do Ushuaia fomos para Puerto Natales, uma cidadezinha pequenininha voltada para o turismo,  bem charmosa, com suas casinhas baixinhas com paredes de telhas metálicas coloridas, janelas de madeira e uma cerquinha na frente.
Dormimos tanto na cidade, na Hospedaje Gloria, quanto no Parque Nacional Torres del Paine, embaixo dos picos nevados. Baita frio!!!!!
O Vicente deu mais um sustinho na gente, quando caiu do escorregador e bateu a cabeça em uma pedra. Sangrou bastante, mas ainda bem que foi mais sangue e susto do que parecia. Guenta coração!!!

Saimos de Torres del Paine e fomos para El Calafate, a irmã rica de Puerto Natales, com lojinhas transadas, restaurantes bem legais servindo o tradicional cordeiro patagônico (delicioso) e muitas agências de turismo. Alugamos uma cabana e passamos um dia só relaxando, andando de bike, a pé, comendo, deixando as roupas na lavanderia. Arrisquei até uma ida ao cabelereiro.
Fomos visitar o Glaciar Perito Moreno que é impressionantemente bonito, com seu azul turquesa e tamanho a perder de vista.
Já indo embora para continuarmos viagem, presenciamos um final de tarde maravilhoso, aqueles que enchem os olhos e tentamos guardar cada detalhe na memória para quando tiver bem estressada lembrar deste paraiso.
As crianças ja estão bem acostumadas com o ritmo da viagem, fazendo alguns amigos pelo caminho, curtindo os lugares e ficando cada vez mais amigos.

Depois de uma longa viagem, que durou alguns dias, incluindo uma parada para revisão do carro, chegamos a Bariloche. A cidade estava fervilhando e depois de umas comprinhas no supermercado resolvemos seguir um adiante, para fugir um pouco do agito. Encontramos um camping selvagem maravilhoso perto de Villa Angostura, de frente para um lago azul profundo e com uma prainha de pedras brancas na frente. Não havia ninguém, talvez por não ter duchas, problema que resolvemos nadando nas águas congelantes do lago. spa energizante!!!! Ficamos 3 dias só curtindo este paraíso e aproveitando pra comer salmão e trutas da região (o Cassio continua na parrilha!!!).

Agora passamos para o Pacífico, atravessamos os Andes. Tudo mudou. Os pinheiros deram lugar a uma vegetação mais abundante e diversificada, a aridez já não existe e o calor parece que chegou pra ficar, graças a Deus! Que venham as praias, ondas, sombra e agua fresca.

Beijos a todos!
Paula

9 comentários:

  1. DA PRA TOMAR MAIS CUIDADO COM O VICENTINHO !!!!!!
    bjs a familia toda

    ResponderExcluir
  2. Prê!!!! que delicia ler esse seu relato!! nooosssa amiga, quase que deu para ver a maravilha do lugar só de ler o seu texto!!! se a patagonia já era a vigem dos meus sonhos agora então nem se fala! amei as fotos.... tá com o cabelo lisinho, hein!!!! saudadonas de vcs 4! bjão

    ResponderExcluir
  3. Casal,
    Esse é o espírito!
    Curtir muito cada lugar por onde passam, cada quilômetro rodado, cada mudança no visual.
    É muito bom também para nós.
    Vamos lá que estamos juntos nessa!
    Beijo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal!! To adorando os relatos!! Que delícia passar por tantos lugares diferentes!! paula, vou te enviar um email com algumas dicas que eu espero vc. possa aproveitar!! bjos a todos!!

    ResponderExcluir
  5. gentem, tudo lindo, muito bom, mas cassioa volta logo vai...vc ja ta fazendo a maior falta! sorry paulinha.
    enjoy, tudo de muito bom
    feliz ano novo
    beijo a todos
    paty cataldi

    ResponderExcluir
  6. Fala Cassião
    o Carro ta aguentando bem ?

    ResponderExcluir
  7. Cassio, Paula, Dora e Vicente,
    que saudades que ja estou de todos. Foi muito bom encontra-los em Pichilemu!
    Vicente e um querido!!! MUITAS SAUDADES DO VICENTE!
    Bj.
    Pati.

    ResponderExcluir
  8. Fala familia!!!! Que viagem, hein!!! Aproveitem MUITO! Não vejo a hora de encontrar vocês pessoalmente, quando voltarem, pra ouvir as histórias!!!! Enquanto isso, vamos acompanhando vocês por aqui. Beijos pra todos.

    ResponderExcluir
  9. Irado família....dá-lhe Doritcha....

    ResponderExcluir